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Técnicas Administrativas
A Informática e a Empresa Pós-Moderna

Em 1957, após o lançamento pelos soviéticos do satélite artificial Sputnik, os Estados Unidos formaram a agência ARPA (Advanced Research Projects Agency) para desenvolver a ciência e a tecnologia com fins militares. No início da década de 1970, a ARPANET (rede da ARPA) enviou a primeira mensagem de e-mail e, a partir daí, foram definidas as regras para que dois computadores conversassem na rede, surgindo o termo internet.

No final dos anos 80 do século passado, as grandes organizações começaram a usar computadores e comunicações para transmitir informações, memorandos eletrônicos e imagens fotográficas. Da mesma forma, também computadores pessoais se tornaram máquinas poderosas, controladas por pequenas empresas e indivíduos.

A partir daí, a automação chegou não só às fábricas e aos escritórios das empresas, mas a todos os setores das atividades humanas. Ela transformou a própria noção do que se conhece, foi um dos fatores de criação da sociedade do conhecimento. Tudo isso, é claro, tem reflexos nas práticas administrativas.

Na sociedade contemporânea, administrar uma empresa passou a representar, basicamente, juntar tecnologia (principalmente da área de informática) com recursos humanos.

Como já vimos, o xis do problema é saber selecionar, criticar e utilizar a informação certa no momento certo. Segundo Peter Drucker (CHIAVENATO, 1983), o impacto dessa nova economia - que apenas começa a ser sentido - está sendo gerado pela "emergência explosiva da internet como canal de distribuição de bens, serviços e, surpreendentemente, de empregos na área administrativa e gerencial".

CELSO FREDERICO LAGO
Informática e Administração