A administração sempre esteve presente em todas as fases da história da humanidade. Um olhar atento nesse sentido nos mostra que mesmo as sociedades mais antigas administravam questões como a escolha dos melhores locais e épocas para suas plantações, a organização de trabalhos coletivos, a criação de núcleos urbanos, o abastecimento de alimentos, a defesa contra inimigos e intempéries e outras igualmente importantes à sobrevivência.
Alguns povos deixaram registros e vestígios de práticas administrativas bastante elaboradas. Um bom exemplo são os egípcios, que, cerca de 4000 anos a.C, foram capazes de planejar e direcionar a energia de milhares de trabalhadores na construção de monumentos extraordinários como as pirâmides, que resistem até os nossos dias - uma grande obra não só de engenharia, mas também de administração.
Os conhecimentos ancestrais sobre o que hoje chamamos de administração foram objetivados em normas e princípios de organização pública e utilizados na gestão de cidades, no planejamento e na construção de estradas, pontes, castelos e logradouros públicos. Ao longo dos séculos, de modo lento e gradual, essas experiências administrativas foram sendo absorvidas também pela Igreja Católica, pelos governos e organizações militares, que as utilizaram em larga escala.
CELSO FREDERICO LAGO
Informática e Administração