© 2007 - Celso Lago
celsolago@mls.com.br
Técnicas Administrativas
Departamentalização

O ambiente dos negócios é bastante amplo e complexo e exige muitas atribuições das pessoas que lidam com ele. Para dar conta disso, quase todas as empresas se organizam em setores ou departamentos. Como ninguém pode saber de tudo, há uma distribuição interna, segundo a qual quem entende bem de determinado assunto reúne-se em setores ou departamentos e se responsabiliza por realizar atividades específicas.

Esse modelo de organização, defendido pela escola neoclássica, é geralmente adotado pelas grandes empresas e, em sua forma mais usual, cria uma divisão por funções. É o caso das empresas que possuem um departamento para tratar das finanças, outro para compra e venda, outro para produção etc.

Mas a departamentalização também pode ocorrer sob outras formas. Algumas redes de lojas de roupas possuem departamentos especializados em moda masculina, moda feminina e moda infantil.Grandes conglomerados da área de turismo têm departamentos que cuidam de hotéis, outros de passagens, outros de excursões etc. E há empresas de ponta que se organizam por projetos. Neste livro mostraremos a estrutura e o funcionamento das empresas comerciais que têm seus departamentos orientados por função. Assim, veremos como se organizam e que tarefas desempenham os departamentos de finanças, compra e venda, material e patrimônio, recursos humanos e protocolo e arquivo.
CELSO FREDERICO LAGO
Informática e Administração