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Técnicas Administrativas
Material e patrimônio

Administrar o patrimônio e o material de uma empresa ou instituição é algo da maior importância, Nenhuma organização funciona sem patrimônio nem tampouco sem matéria-prima, equipamentos, produtos, peças de manutenção e outros materiais que precisam ser guardados, conservados e movimentados de um setor para outro. Mas o que vêm a ser esses dois conceitos?

Tudo aquilo que uma empresa não tem intenção de revender (suas instalações físicas,equipamentos, máquinas etc.) constitui seu patrimônio, Mas, para funcionar, as organizações precisam também de materiais de consumo interno (papel, clipes, canetas, tinta para impressora, artigos de limpeza etc.) e, no caso de uma empresa comercial, deve ter produtos em quantidades suficientes para atender o público.

Qualquer que seja o tamanho ou o tipo de empresa, ela precisa armazenar tanto aquilo que usa como o que pretende revender. Já o estoque é o armazenamento de materiais que serão vendidos e que, portanto, vão deixar a empresa, Por sua vez, o almoxarifado guarda os materiais de consumo interno necessários ao cotidiano da organização, Na prática, não há grandes diferenças entre estoque e almoxarifado, já que ambos são destinados ao armazenamento.

Nas indústrias, há diferentes tipos de estoques: de matériaprima (material bruto que vai ser transformado no produto final); de produtos em fabricação (abriga os produtos que estão sendo processados) e de produtos acabados (que estão prontos para serem vendidos), No comércio, os estoques mais comuns são produtos e embalagens, Já no setor de serviços, o estoque em geral tem o material de consumo necessário para que o serviço possa ser prestado, Por exemplo, um salão de cabeleireiro precisa ter tinturas, xampus, cremes etc.

Compete ao setor de material, portanto, administrar o estoque e o almoxarifado de forma a assegurar o bom desempenho da empresa.

Funções do Setor de Material

Quem trabalha no setor de material deve fazer a manutenção, o planejamento e o controle do estoque e do almoxarifado. O objetivo da manutenção é garantir o ritmo da produção e a continuidade do funcionamento da organização. O estoque gera riqueza, já que é composto pelas mercadorias que serão disponibilizadas para o consumidor.

O planejamento do estoque é necessário em razão do fluxo de entrada e saída de materiais, e a avaliação do estoque interfere no lucro: se o estoque final for superavaliado, o lucro líquido também o será; já se o estoque for subavaliado, o lucro líquido igualmente o será.

Os responsáveis pelo estoque também devem administrar diferenças de interesses. Enquanto o setor de vendas de uma fábrica de móveis, por exemplo, reivindica muitos modelos estocados, o departamento financeiro quer estoques reduzidos para diminuir o capital investido.

Chama-se giro do estoque a movimentação constante de mercadorias e produtos nele armazenados. Em outras palavras,o giro é o número de vezes em que os produtos são comprados, estocados e vendidos em um determinado período. Quanto mais alto o giro (ou seja, quanto menos tempo de estocagem), maiores serão os lucros, pois o capital empregado para formar o estoque não fica parado muito tempo.

Para conseguir equilibrar os interesses dos vários setores da empresa envolvidos com o estoque, o profissional dessa área deve levar em consideração os seguintes itens:
O estoque é feito para ajudar a empresa a produzir, vender ou prestar serviços.
Ele não tem uma valoração em si, desligada desses aspectos.
Produtos e mercadorias não devem ficar estocados por períodos muito longos.
Quanto maior for o estoque, maiores os custos para mantê-lo. Por outro lado, a falta de produtos em estoque pode prejudicar a atividade da empresa ou da organização.

Para um bom controle de estoque é preciso saber o prazo de entrega aos clientes e o prazo em que o fornecedor vai entregar os produtos. Definir os materiais que serão estocados também é outro ponto importante. Em geral, eles são definidos em função da demanda por parte da clientela. Uma loja de autopeças, por exemplo, pode considerar que não precisa estocar um determinado pneu que é muito caro e pouco procurado. Quando alguém solicitar uma unidade desse pneu, o vendedor pode comprá-lo imediatamente e repassá-lo ao calcular preço. Mas, para que isso aconteça, é preciso agilidade e ficar ligado na  possibilidade de fazer bons negócios.

CELSO FREDERICO LAGO
Informática e Administração