Introdução à Administração
CAPÍTULO 01
1. (X) A Escola Israelita Isaac Rabin é dirigida por três sócios. O dinheiro arrecadado com as mensalidades cobre as despesas da escola e o lucro obtido é dividido entre os sócios.
Essa escola é uma empresa, porque tem objetivo operacional, isto é, visa ao lucro.
2. Não. Apesar de financiar um projeto especial, a Verdes Mares é um aglomerado de lojas; portanto, uma empresa comercial.
3. Não. Os serviços prestados por uma associação só podem ser cobrados dos associados por meio de taxas, que servirão apenas para cobrir despesas.
No caso de sobrar algum dinheiro, ele deve ser reinvestido na própria associação.
4. Pessoa física é a pessoa natural.
Todos nós somos pessoas físicas: temos certidão de nascimento, registro geral (carteira de identidade), título de eleitor, CPF
Pessoa jurídica é a organização.
As organizações têm número de registro, obtido em cartório ou na Junta Comercial, e são cadastradas na Receita Federal e na Prefeitura.
5. Não é correto, pois qualquer empresa tem, além dos objetivos operacionais, objetivos sociais.
Dentre os objetivos sociais de qualquer organização podem ser destacados: a prestação de serviços à sociedade, a ampliação do mercado de trabalho, o oferecimento de melhores condições de vida à população.
6. (1) Extração do látex da seringueira.
(3) Venda de periféricos de computador.
(2) Confecção de uma obra de arte.
(2) Produção de chips para computador.
(1) Retirada de areia de uma duna.
(3) Comércio de carne bovina.
7. (3) monopólio
( ) mercado internacional
(2) oligopólio
(1) livre concorrência
CAPÍTULO 02
1. (X) A organização é um sistema -qualquer problema em uma de suas partes atinge a organização como um todo.
(X) É papel de quem administra estabelecer um clima de envolvimento com o trabalho.
A afirmativa "É o organograma que determina a hierarquia de uma organização" é incorreta. O que determina a hierarquia de uma organização é sua estrutura organizacional. O organograma é apenas a representação gráfica da estrutura organizacional.
A afirmativa "Para um planejamento dar certo, ele precisa ser fechado." é incorreta. Quanto mais aberto, flexível for o planejamento, maior a probabilidade de ele dar certo.
Se um planejamento for fechado, ele jamais permitirá ajustes. Se ele não puder sofrer ajustes, ser adaptado, muito provavelmente não dará certo.
2.
a) Diretamente subordinados à direção-geral estão os departamentos Técnico-Educacional e Administrativo-Financeiro.
b) Nos mesmos níveis hierárquicos estão:
-os departamentos Técnico-Educacional e AdministrativoFinanceiro;
-as divisões de Pesquisa, de Materiais Educativos, deAdministração e de Finanças;
-os setores de Documentação, de Desenvolvimento de Recursos Humanos, de Pessoal, de Contabilidade, de Orçamento e Tesouraria.
Nesse organograma há quatro níveis hierárquicos: o da direção-geral, o dos departamentos, o das divisões e o dos setores.
c) O órgão que coordena mais setores é a Divisão de Finanças.
d) Um organograma é importante pois ele representa a estrutura de uma organização.
A utilidade do organograma é, além de mostrar o funcionamento da organização, indicar os níveis hierárquicos ou as cadeias de comando, isto é, que está subordinado a quem. é, quem está subordinado a quem.
3. Isso acontece porque não basta reestruturar o organograma de uma organização para que seus problemas sejam resolvidos. É necessário, antes de tudo, que se procure saber por que a empresa está apresentando maus resultados. Muito provavelmente a situação poderá ser revertida com a mudança de comportamento por parte de toda a equipe que trabalha na organização. A reestruturação será apenas decorrência.
4. A CLT apresenta os direitos e as obrigações tanto do trabalhador quanto do empregador.É o respeito a esse conjunto de leis que permite o estabelecimento de relações de trabalho justas para ambos os lados.
5. A Constituição brasileira é importante para o trabalhador por incluir o trabalho como direito social de todo cidadão e por tratar de vários aspectos referentes às relações trabalhistas.
A Constituição é a Lei fundamental e suprema de um Estado. Contém normas que dizem respeito -à formação dos poderes públicos, forma de governo, direitos e deveres dos cidadãos, entre outros aspectos.
CAPÍTULO 3.
1. Descentralização e delegação de autoridade estão estreitamente relacionadas, na medida em que a descentralização decorre da delegação de autoridade.
É importante lembrar que a descentralização só tem sentido se for para ajudar a organização a alcançar seus objetivos.
2. a) O poder atribuído ao chefe de Paula foi usado de forma incorreta. Ele até desconsiderou o fato de que durante aquele período Paula estaria subordinada a outra chefia, no caso um vice-presidente da empresa.
Na verdade, não houve uso de poder, mas sim ªbuso de poder. Nessa situação, o poder serviu como meio de atemorizar Paula. Tanto é assim que quando João Pedro assumiu seu novo cargo, Paula foi chamada por seu chefe para discutir sobre seu procedimento enquanto subordinada a ele, mesmo trabalhando para outro.
O poder não é uma arma. É, sim, a capacidade de influenciar uma pessoa ou um grupo, provocando mudança de atitudes e comportamentos.
b) Paula deverá enfrentar problemas com seu chefe.
Pelo perfil de chefia sugerido na situação, muito provavelmente Paula será recriminada por não ter cumprido as ordens de seu chefe; poderá ser considerada "insubordinada" e, quem sabe, até ser demitida. Isso só reflete o mau uso do poder e da autoridade.
3. O trabalhador pode contribuir para que a organização em que atua atinja suas metas de qualidade trabalhando também com qualidade.
Para ajudar a organização a alcançar suas metas de qualidade, o trabalhador precisa saber que a busca da qualidade deve partir dele. Isto significa procurar trabalhar sempre tendo em mente o cliente -seja ele um colega de trabalho, seja um cliente final (o consumidor).