Informática
Noções gerais
O que é Informática ?

Chama-se genericamente informática ao conjunto das ciências da informação, estando incluídas neste grupo: a ciência da computação, a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e de modelagem dos problemas. A palavra portuguesa é derivada do francês informatique, vocábulo criado por Philippe Dreyfus, em 1962, a partir do radical do verbo francês informer, por analogia com mathématique, électronique, etc. Em português, há profissionais da área que também consideram que a palavra informática seja formada pela junção das palavras informação + automática. Pode dizer-se que informática é a ciência que estuda o processamento automático da informação por meio do Computador Fonte: Wikipedia
Funções do computador
•Armazenar
•Classificar
•Qualificar
•Comparar
•Combinar e   exibir as informações
Processamento de Dados

Consiste em extrair informação de dados. A extração de informação não é nada mais do que uma análise de conteúdo dos dados em questão e as relações retiradas dessa análise. Poderá também ser apenas a análise a frio, como por exemplo, número de dias do ano em que choveu, número de cidades com problemas de tráfego, altura média de pessoas do sexo masculino em Portugal. De modo geral, um processamento se realiza de acordo com o esquema abaixo :

A Entrada(Input). Se refere a algum dado de entrada do processamento, são valores onde o processo irá atuar. Como exemplo citarei quando clicamos em algum arquivo.

Processamento. É onde os dados de entrada serão processados para gerar um determinado resultado. O computador executa o arquivo. (Outros exemplos: o cálculo salarial, uma complexa expressão matemática, ou até mesmo uma simples movimentação de dados ou comparação

Saída(Output). É simplesmente o resultado de todo o processamento, em todo processamento temos dados gerados como resultado, essas saídas, podem ser impressas na tela, em papel, armazenadas, ou até mesmo servir como entrada para um outro processo. O computador exibe os resultados obtidos na tela, mostra o arquivo.


Componentes de um Sistema Eletrônico de Processamento de Dados

Hardware ou Equipamento – É toda a parte física do computador e seus componentes. Ex: o mouse, teclado, monitor, etc.

Software ou Programas – É toda a parte lógica da informática, ou seja, qualquer tipo de programa, aplicativo, utilitário, arquivo, sistema operacional e jogos. Ex: Windows, Word, Excel, etc.

Peopleware - Esta é a parte humana do sistema: usuários (aqueles que usam a informática como um meio para a sua atividade fim), programadores e analistas de sistemas (aqueles que usam a informática como uma atividade fim).


Hardware

Gabinete, é onde são abrigados os componentes eletrônicos responsáveis pelo processamento das informações, a CPU – Unidade Central de Processamento, além de outras unidades como: disco rígido (ou winchester), disk drive, CD-ROM, placas, etc.
Os gabinetes podem ser do tipo: AT (Padrão

Processador é o principal, fica localizado em uma placa denominado de Placa-Mãe, junto com os circuitos elétricos que interligam a placa ao conjunto de componentes do computador.

Placa-mãe – é uma placa onde são acoplados diversos chips e circuitos eletrônicos, que junto a um emaranhado de Circuitos Elétricos e outras peças elétricas, compôem o que chamamos de Placa-Mãe do Computador


Disco Rígido – Disk-drive

Disco Rígido (Winchester ou HD) - é o dispositivo de armazenamento de dados mais usado nos computadores. Nele, é possível guardar não só seus arquivos como também todos os dados do seu sistema operacional, sem o qual você não conseguiria utilizar o computador.

Disk-drive, ou simplesmente “drive”, como é mais conhecido, é um dispositivo de leitura é gravação em disquetes que pode ser identificado no painel frontal de seu gabinete.

Drive de CD Rom - Portas

Drive de CD-ROM: a unidade leitora de CD-ROM , consiste em um drive capaz de ler as informações contidas em um Compact Disc Laser. Se as informações contidas em um CD for musical, ele funcionará como um CD Player, semelhante ao eletrodoméstico que você tem em sua casa.

A placa mãe on board conectados os dispositivos de entrada e saída das informações, normalmente chamados de periféricos, essa conexão é feita através das portas:
Porta Paralela

Interface para conectar dispositivos externos, como impressoras, scanners e gravadores de CD.
Porta Serial

Interface de comunicação que transmite informação em série, usada por ouses e modems
Porta PS/2

Conector do PC usado para ligação de teclado ou mouse.
Porta USB

Sigla de Universal Serial Bus, ou barramento serial universal. Novo padrão para conectar externamente ao micro uma série de periféricos, como mouses, modems e teclados.
Periférico de Entrada de Dados

São aqueles responsáveis pela entrada das informações no computador. Teclado: É o método mais usual de entrada de dados no computador.  É composto por 105 teclas em média, e conseguem dar entrada na informação através da combinação de impulsos elétricos gerados pelo teclado, quando pressionado.Mouse: São dispositivos de entrada de dados capazes de reproduzir na tela do computador movimentos gerados pela rotação do mouse.

Teclado: É o método mais usual de entrada de dados no computador.  É composto por 105 teclas em média, e conseguem dar entrada na informação através da combinação de impulsos elétricos gerados pelo teclado, quando pressionado.

Mouse: São dispositivos de entrada de dados capazes de reproduzir na tela do computador movimentos gerados pela rotação do mouse.

Scanner: É um periférico capaz de digitalizar uma fotografia através de um processo de leitura óptica. Ele converte cada ponto da fotografia em bytes e transfere essas informações ao computador.

Periférico de Saída de Dados

São os responsáveis pela divulgação das informações obtidas com base no processamento eletrônico. Podem-se citar como exemplos de periféricos de saída os seguintes: monitor de vídeo, impressoras, etc.

Monitor de vídeo: É o meio pelo qual podemos visualizar os dados trabalhados pela CPU (Central de Processamento de dados). O monitor exibe os programas em execução, vídeos, animações e outros tipos de informações.

Impressora: Equipamento que permite visualização impressa de textos, desenhos, planilhas e outros trabalhos criados no computador.

Periférico de Entrada e Saída de Dados

O principais dispositivos tanto de entrada como de saída de informações são:
Modem
Drive de CD/DVD
HD

Os Softwares / Programas

Software ou programa de computador é uma sequência de instruções a serem seguidas e/ou executadas, na manipulação, redirecionamento ou modificação de um dado/informação ou acontecimento

Classificação dos Softwares

Podemos classificar o software em três grupos:  sistemas operacionais, aplicativos e utilitários.

Sistema operacional - controla as tarefas que o seu computador realiza e gerencia os recursos do sistema para otimizar o desempenho.

Aplicativo -é um programa de computador que tem por objetivo o desempenho de tarefas voltadas para o trabalho em escritório ou empresarial. A sua natureza é, portanto, diferente da de outros tipos de software, como sistemas operacionais e ferramentas a eles ligadas, jogos e outro softwares lúdicos, entre outros.

Utilitário- são programas utilizados para suprir deficiências dos sistemas operacionais. Podemos incluir nos utilitários programas para: compactação de dados, aumento de desempenho de máquinas, overclock, limpeza de discos rígidos, acesso à internet, partilha de conexões, etc.

Categoria de Programas

Software gratuito ou freeware  - é qualquer programa de computador cuja utilização não implica no pagamento de licenças de uso ou royalties. ...

Shareware é uma modalidade de distribuição de software em que você pode copiá-lo, distribuí-lo sem restrições e usá-lo experimentalmente por um determinado período. No entanto, você se coloca no compromisso moral de pagar uma taxa (geralmente pequena em comparação a outros softwares proprietários) caso queira usá-lo sistematicamente. Passado o tempo de avaliação o software pode parar de funcionar, perder algumas funções ou ficar emitindo mensagens incômodas de aviso de prazo de avaliação expirado.

Software livre, de código aberto, ou open source é aquele software que pode ser,copiado e distribuído livremente para terceiros, sem autorização do distribuidor. Este tipo de software também pode ser modificado por terceiros, desde que respeitada as normas  definidas pela Free Software Foundation. Qualquer licença de software livre é também uma licença de código aberto.
CELSO FREDERICO LAGO
Informática e Administração