© 2007 - Celso Lago
celsolago@mls.com.br
Técnicas Administrativas
"Planejamento é o processo administrativo que determina antecipadamente o que um grupo de pessoas deve fazer e quais as metas que devem ser atingidas."

O planejamento é um fato muito comum. Todos nós vivemos planejando alguma coisa. Quando pretendemos ir ao centro da cidade com o nosso automóvel, planejamos o caminho a ser percorrido.
As donas de casa planejam as refeições da família. Uma festa de formatura é planejada pelos diplomandos de uma escola. O mesmo acontece com os administradores de empresas. Eles estão sempre planejando algo para suas empresas. Convém dizer que, além de planejar, os administradores organizam, dirigem e controlam as atividades do pessoal que trabalha sob sua orientação e coordenação.
Abrangência do Planejamento

O planejamento é feito de maneiras diferentes nos vários níveis da organização. Por essa razão existe uma hierarquia de planos. Há três níveis distintos de planejamento: o planejamento estratégico, o tático e o operacional.

Planejamento estratégico: é o planejamento mais amplo e abrange toda a organização. Suas principais características são:

Planejamento tático: é o planejamento feito no nível departamental. Cada unidade organizacional deve ter o seu planejamento tático subordinado ao planejamento estratégico. Suas principais características são:

Planejamento operacional: é o planejamento que se refere a cada tarefa ou atividade. Suas principais características são:

Os planos operacionais são geralmente restritos a partes ou aspectos específicos da organização e se referem a operações atuais ou presentes. Quase sempre, os planos operacionais situam-se em torno das seguintes questões básicas:
1. Por que isto deve ser feito? Qual é a necessidade real do trabalho.
2. O que deve ser feito? Qual o conteúdo da atividade, quais os tipos e quantidades de atividades requeridas, quais os equipamentos e máquinas necessários, materiais, pessoal, enfim, quais os recursos necessários?
3. Onde deverá ser feito? Em que local ou espaço?
4. Quando deverá ser feito? Quando cada parte do trabalho deverá ter início e término?
5. Quem deverá fazer? Quem tem disponibilidade de capacidade e de experiência necessários para a execução do trabalho planejado?
6. Como deverá ser feito? QuaIs os meios ou métodos propostos para a realização do trabalho? No fundo, essa pergunta serve para avaliar a eficácia com que as cinco questões anteriores foram respondidas.

Fontes: Idalberto Chiavenato - Teoria Geral da Administração

CELSO FREDERICO LAGO
Informática e Administração