Abrangência do Planejamento
O planejamento é feito de maneiras diferentes nos vários níveis da organização. Por essa razão existe uma hierarquia de planos. Há três níveis distintos de planejamento: o planejamento estratégico, o tático e o operacional.
Planejamento estratégico: é o planejamento mais amplo e abrange toda a organização. Suas principais características são:
- É projetado a longo prazo, tendo seus efeitos e conseqüências estendidos a vários anos pela frente.
- Envolve a empresa como uma totalidade, abrangendo todos os seus recursos e ,áreas de atividade e preocupa-se em atingir os objetivos globais da organização.
- É definido pela cúpula da organização situada no nível institucional e corresponde aoplano maior, ao qual todos os demais estão subordinados.
- É voltado para a eficácia da organização no alcance de seus objetivos globais.
Planejamento tático: é o planejamento feito no nível departamental. Cada unidade organizacional deve ter o seu planejamento tático subordinado ao planejamento estratégico. Suas principais características são:
- É projetado para o médio prazo, geralmente para o exercício anual.
- Envolve cada departamento ou unidade da organização, abrangendo seus recursos específicos, e preocupa-se em atingir objetivos departamentais.
- É definido no nível intermediário para cada departamento ou unidade da empresa.
- É voltado para a coordenação e integração das atividades internas da organização.
Planejamento operacional: é o planejamento que se refere a cada tarefa ou atividade. Suas principais características são:
- É projetado para o curto prazo, para o imediato e geralmente lida com o çotidiano e com a rotina diária ou semanal.
- Envolve cada tarefa ou atividade isoladamente e preocupa-se com o alcance de metas específicas.
- É definido no nível operacional para cada tarefa, operação ou atividade.
- É voltado para a eficiência na execução das atividades.
Os planos operacionais são geralmente restritos a partes ou aspectos específicos da organização e se referem a operações atuais ou presentes. Quase sempre, os planos operacionais situam-se em torno das seguintes questões básicas:
1. Por que isto deve ser feito? Qual é a necessidade real do trabalho.
2. O que deve ser feito? Qual o conteúdo da atividade, quais os tipos e quantidades de atividades requeridas, quais os equipamentos e máquinas necessários, materiais, pessoal, enfim, quais os recursos necessários?
3. Onde deverá ser feito? Em que local ou espaço?
4. Quando deverá ser feito? Quando cada parte do trabalho deverá ter início e término?
5. Quem deverá fazer? Quem tem disponibilidade de capacidade e de experiência necessários para a execução do trabalho planejado?
6. Como deverá ser feito? QuaIs os meios ou métodos propostos para a realização do trabalho? No fundo, essa pergunta serve para avaliar a eficácia com que as cinco questões anteriores foram respondidas.
Fontes: Idalberto Chiavenato - Teoria Geral da Administração