Relações Humanas
6-  A cultura tem um lado material e outro imaterial (as idéias e os valores). Dê exemplos de:
a) cultura material;
b) valores culturais.

7- Que significa controle?

8- O que é  planejamento?

9- O que pode sair errado com as equipes?

10- Apresente a definição de responsabilidade

11- Os homens criaram objetos, instrumentos e técnicas para atender às suas necessidades. Cite exemplos dessa criação ligados:
a) à proteção contra o frio;
b) à obtenção de alimentos;
c) ao encurtamento das distâncias.

12- Para sobreviver e evoluir, a sociedade precisa conservar e transmitir a cultura adquirida. Como isso é feito?

13-Será que sou um membro natural de equipe?

14- Um parente seu veio do exterior para morar na sua casa. Faça uma lista de informações sobre a sua cidade que você considera importante dar a ele.

15- Escolha uma regra que existe na sua escola e explique por que ela é importante para a vida escolar.

16- Que significa controle?

17- Há algum estilo ideal de liderança?

18- Explique por que ser ético é muito importante no ambiente de trabalho e na vida?

19- Em que a falta de disciplina pode prejudicar o relacionamento na empresa?

20- Cite algumas maneiras de liberar o seu estresse do dia-a-dia?

21- Cite algumas atitudes que podem transfoprmar o seu dia e o das pessoas que estão ao seu redor, num dia melhor.

22- Qual a diferença entre eficiência e eficácia? Cite algum exemplo.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Situações para análise.

1- O feixe de lenha
Conta-se de um próspero fazendeiro, dono de muitas propriedades e que estava gravemente enfermo. Algo que lhe preocupava muito era o clima de desarmonia que reinava entre seus quatro filhos. Pensandosem dar-lhes uma lição,elechamou osquatro para fazer-lhes uma revelação importante.

Ao chegarem à casa do pai, viram-lhe sentado numa cadeira de balanço. O pai chamou-os para mais perto e comunicou-lhes a seguinte decisão: Como vocês sabem, eu estou velho, cansado e creio que não me resta muito tempo de vida.Por isso, chamei-os aqui para avisá-los que vou deixar os meus bens para apenas um de vocês. Os filhos, surpresos, se entreolharam e ouviram o restante que o pai tinha, ainda, para lhes dizer:

Vocês estão vendo aquele feixe de gravetos ali, encostados naquela porta?
Aquele que conseguir partir o feixe ao meio, apenas com as mãos, este será o meu herdeiro. Cada um deles teve a sua chance detenta r quebrar o feixe, mas nenhum, por mais esforço que fizesse, foi bem sucedido na sua tentativa.
Indignados com o pai, que lhes propusera uma tarefa impossível, começaram a reclamar. Foi quando o fazendeiro pediu o feixe e disse que ele mesmo iria quebrá-lo. Incrédulos, os filhos deram o feixe de gravetos para o pai, que foi retirando, um a um, osgravetos, quebrando-os, separadamente, até não mais restar um único graveto inteiro.

E depois concluiu:
Eu não tenho o menor interesse em deixar os meus bens para só um de vocês. Eu quero, na verdade, que vocês,juntos, sejam os sucessores do meu trabalho, com garra, dedicação e, acima de tudo, repletos de amor, uns pelos outros.

Para você qual a moral desa história?

3- Melburn McBroom era um chefe autoritário, cujo mau gênio intimidava os que trabalhavam com ele. Essafaceta de sua personalidade não seria tão significativa caso ele trabalhasse num escritório ou fábrica.
Mas acontece que McBroom era piloto de uma companhia aérea.

Em 1978, o avião de Mcbroom se aproximava de Portland, Oregon,quado ele percebeu que havia um problema no trem de aterrissagem. Executou um procedimento padrão, circulando o campo de pouso em grande altitude, enquanto tentava resolver o problema do mecanismo. Enquanto sefixava no trem de aterrissagem, os medidores de combustível andavam rapidamente para o nível zero. Como os co-pilotos tinham muito medo das reações dele, mesmo antevendo a tragédia, ficaram calados. O avião caiu matando dez pessoas.

Esta é uma situação extrema, mas, infelizmente, real. Reflita sobre o clima de trabalho e as relações entre as pessoas na equipe de McBroom.

O que você acha que poderia ter sido feito para evitar o acidente?

4- As diferenças estão presentes o tempo todo em nossa vida. Dia-a-dia somos impelidos a conviver com elas. Percebemos que os outros têm outras preferências, gostos, pensamentos, valores etc.
Algumas diferenças ficam explícitas, por exemplo, nos gostos musicais, na escolha por um time de futebol, uma religião, um gosto musical.
Muitas dessas divergências podem ate mesmo levar à intolerância e a conflitos mais intensos, como brigas de torcida e guerras religiosas.

Olhando para a nossa sociedade, quais outras situações de intolerância você identifica? Quais as conseqüências dessa atitude?





1- O que faz um grupo de pessoas tornar-se uma equipe?

2- Será que sou um membro natural de equipe

3- O que é preciso fazer para que as equipes sejam bem-sucedidas?

4-  Na sociedade humana, todos dependem uns dos outros. Cite dois exemplos dessa dependência.

5-  Por que vivemos em grupo?

© 2007 - Celso Lago
celsolago@mls.com.br
CELSO FREDERICO LAGO
Informática e Administração