© 2007 - Celso Lago
celsolago@mls.com.br
Rotinas Financeiras
Atividades do Departamento Financeiro
Dentre as atividades do departamento financeiro, estão paga mentos e todos os serviços diretamente ligados aos sistemas bancários, afinal, desde a abertura da empresa é preciso que ela abra uma conta bancária. Logo, a relação da empresa com o sistema bancário é estreita.

Bancos são instituições que além de negociar dinheiro oferecem diversos serviços financeiros. São instituições que man têm o comércio ativo, pois o dinheiro dos clientes está em circulação pessoal.

Tudo isto com a responsabilidade e missão de proteger o dinheiro de seus clientes e intermediar as transações financeiras, facilitando as atividades comerciais e reduzindo a exposição de seus clientes a roubos e assaltos.
Hoji (2006) recomenda que as empresas busquem operar, preferencialmente, em poucas instituições financeiras, mesmo assim manter-se atento consultando o custo das operações em mais de uma, pois a concentração de capital aumenta o poder de barganha da empresa, porém pode levar a empresa a não perceber cobranças abusivas.
Principais serviços bancários

Abertura de Conta: as contas bancárias podem ser contascorrente (CC) ou contas-poupança (CP). Atua Imente, ambas oferecem aos clientes cartões magnéticos, que facilitam as movimentações bancárias. A conta-corrente oferece ao cliente outros serviços, como o cheque, empréstimo financeiro, contratação de cartões de créditos. Já a conta-poupança é uma conta investimento de baixo risco, oferecendo uma remuneração mensal em forma de juros aos valores que não forem movimentados no período.
Para a abertura de ambas é necessária a apresentação dos seguintes documentos:
1- RG, CPF e comprovante de residência atual (úItimos 3 meses).
2- cartão de CNPJ, comprovante de endereço e Contrato ou Estatuto Social.

Cartão Magnético: o cartão magnético possibilita ao cliente realizar movimentações em sua conta, realizando saques, depósitos, transferências, pagamento e emissão de extratos, sem necessitar ir à boca do caixa.

Cartões de Débito: este tipo de cartão possui uma função que permite ao usuário, no momento de realizar um pagamento, liberar uma espécie de transferência diretamente de sua conta para a conta do estabelecimento de onde se está realizando a .operação, mediante o uso de senha pessoal. O mais comum é que o cartão de débito seja o mesmo cartão magnético oferecido pelo banco para a movimentação de conta.

Cartão Crédito: é um meio de pagamento eletrônico que permite adquirir mercadorias ou serviços em estabelecimentos credenciados aos cartões e realizar o pagamento por meio do cartão. Assim, todas as compras realizadas nos diferentes estabelecimentos são agrupadas e faturadas ao titular do cartão e enviadas em datas pré-fixadas com a operadora do cartão de crédito. Com ele também é possível parcelar as compras, neste caso haverá 2 formas. Na primeira, faturada pelo cliente, o usuário do cartão pagará a operadora de cartão juros sobre os valores futuros do parcelamento. A segunda forma é o parcelamento pela loja, ou seja, a loja oferece o parcelamento ao cliente assumindo o pagamento dos juros sobre o crédito.

Depósito: consiste na entrega de determinado valor financeiro ao banco para que este guarde. Para a realização de um depósito será necessário o conhecimento de algumas informações básicas:
:: nome completo do favorecido do depósito (empresa ou pessoa física) ;
:: nome da instituição bancária que ele possui conta;
:: o código (ou número) da agência. Este é constituído por quatro números e um dígito, mas para os depósitos é necessário apenas o conhecimento dos números.
:: o número da conta. Assim como_o número da agência, a numeração de conta é composta por uma sequência numérica (mas a quantidade de números varia de banco para banco) e um dígito ve!ificador. Sem a informação do dígito da conta não é possível realizar o depósito.

Transferência: transações eletrônicas em que um correntista transfere quantidades financeiras de sua conta à outra conta do mesmo banco.

DOC (Documento de Crédito) é o meio de pagamento similar à transferência, porém utilizado para a realização de transações entre diferentes bancos.

Saques consiste na retirada de qualquer valor da conta do correntista. Existem duas formas de realizar um saque:
1- Nos caixas eletrônicos: esta forma de saque pode ser realizada fora do expediente bancário, e é feita diretamente nas máquinas de caixa eletrônico com o uso do cartão magnético e a senha pessoal. Em algumas instituições bancárias os caixas eletrônicos pedem a confirmação de algumas informações cadastrais do cliente, como data de nascimento ou dados impressos no cartão eletrônico. Os caixas eletrônicos possuem um limite diário de saques, que variam conforme o banco.
2- "Na boca do caixa": são os saques realizados diretamente no caixa da agência em expediente bancário, e só poderá ser  realizado pelos titulares da conta, mediante a apresentação do cartão magnético e senha, ou documentação pessoal quando houver perda ou extravio do cartão. Para esta forma de saque, o limite é expandido.

Operações com Cheques: cheques são ordens de pagamento à vista, utilizados para facilitar as transações financeiras,)iberando seu usuário de transportar quantias elevadas de dinheiro em seu poder, reduzindo sua exposição a riscos. Os cheques só poderão ser descontados (trocados por seu valor correspondente em dinheiro) no mesmo banco e agência onde foi emitido. Os cheques podem ser:


Empréstimos: é a concessão de dinheiro que o banco fornece aos seus clientes mediante a cobrança de juros. Para a liberação de crédito, o cliente deverá realizar um cadastro e apresentar alguns documentos, quando solicitado, que servirão ao banco para analisar as condições que este cliente possui para saldar o empréstimo junto a este.

Pagamento de Contas: é possível realizar pagamentos de boletos de cobrança, conta de luz, água, telefone, entre outras contas que a empresa possua.

Cobrança Bancária: para as empresas também é possível colocar suas duplicatas em cobrança bancária, o que desoneraria a empresa da manutenção de uma equipe de cobrança própria.

Aplicações financeiras: segundo o Banco Central do Brasil (Bacen). as principais modalidades de aplicação financeira são: a poupança, os certificados de depósitos bancários (CDBs). os recibos de depósitos bancários (RDBs) e os fundos de investimento.
























próximo
anterior
CELSO FREDERICO LAGO
Informática e Administração