© 2007 - Celso Lago
celsolago@mls.com.br
Técnicas Administrativas
TEORIA NEOCLÁSSICA

Costuma-se dizer que a teoria neoclássica nasceu para dar conta do crescimento acelerado pelo qual passaram as organizações (empresariais ou governamentais) a partir de meados do século XX. Um de seus vultos mais expressivos é Peter F.Drucker; um austríaco nascido em 1909, defensor da idéia de que vivemos em uma sociedade de organizações, onde todos dependem de todos (CHIAVENATO, 1983). Por isso, Drucker explica, no mundo dos negócios e dos serviços, em vez de se valorizarem apenas os fatos e as realidades em si (o capital que uma empresa tem, a tecnologia que uma outra empresa desenvolveu), o mais interessante é, em administração, valor,izar a relação entre o capital e a tecnologia e enfatizar a parceria que a empresa que tem capital poderia fazer com a que tem boa tecnologia.

Os seguidores de Drucker consideram que toda organização é um sistema composto de vários sistemas menores e que administrar significa considerar a interação entre eles, bem como observar a forma como reagem às pressões e às demandas do ambiente externo e estar atento aos ciclos de acontecimentos que se sucedem. Ou seja, administrar é justamente se preocupar com o conjunto, com o todo, e com as relações que permeiam todas as coisas e também as próprias relações pessoais.

Para os neoclássicos, as funções desempenhadas pelo administrador (planejar;organizar; dirigir e controlar) são vitais e o conjunto delas forma o processo administrativo. Segundo o autor neoclássico William Newman em seu livro Ação administrativo: os técnicos de organização e gerência, a administração "consiste em orientar; dirigir e controlar os esforços de um grupo de indivíduos para um objetivo comum. E o bom administrador é aquele que possibilita ao grupo alcançar esses objetivos com o mínimo dispêndio de recursos e de esforços e com menos atritos com outras atividades úteis".

Aliás, um dos pontos importantes da teoria neoclássica é a forte ênfase nos aspectos práticos, apostando na busca de resultados concretos. Os neoclássicos consideram a gestão uma técnica social básica, exigindo do administrador um conhecimento não só de realidades técnicas, mas também noções sobre direção de pessoas dentro de um organismo.


Fonte: Práticas Administrativas em Escritório - Senac
CELSO FREDERICO LAGO
Informática e Administração