Benefícios Direto do Crédito
:: Ajuda a viabilizar sonhos e projetos
:: Possibilidade de apoio financeiro se necesssário
:: Mais tranqüilidade nos empreendimentos
:: Aproveitamento de oportunidades de negócio
:: Maior capacidade de expansão das atividades
A venda a prazo possibilita ao cliente que ele tenha uma satisfação antecipada, pois efetua a compra sem dispor de dinhei ro, usufrui do produto e pode pagar depois. O que também é vantagem para a empresa, pois do contrário teria que esperar seu cliente final receber seus recursos para depois entregar o produto.
Um dos fatores que caracterizam a oferta de crédito aos clientes pelas empresas, com facilidade de pagamento nas compras realizadas, é a transferência das vantagens recebidas pelos fornecedores.
A seguir, alguns dos riscos inerentes à concessão de crédito nas vendas a prazo:
:: despesas decorrentes da análise de crédito;
:: despesas com cobrança e despesas judiciais das cobranças . (exemplo: protesto de títulos);
:: perda do valor aquisitivo dos recursos a receber (decorrente da ação inflacionária do período);
:: riscos de perdas com créditos incobráveis;
:: gastos administrativos e com pessoal dos departamentos de crédito e cobrança.
Elaboração da política de crédito
Na elaboração de qualquer política de crédito é necessária a verificação de alguns fatores diretamente relacionados com a empresa e o nicho de mercado em que está inserida:
:: Tipo de produto: é necessário considerar o tipo de prod uto comercializado, seu custo ao consumidor, sua utilização e durabilidade, pois a venda de um computador exige uma condição de crédito diferente da venda de uma calculadora.
:: Tipo de cliente: o produto é comercializado direto ao seu consumidor final? É vendido para empresa ou para pessoa física? S ea empresa atende aos dois públicos, deve praticar a mesma política de crédito? A empresa vende ou presta serviços ao governo?
Cada um destes públicos possui capacidade de pagamento e direnciadas políticas de pagamento, e precisarão de avaliações distintas na determinação das políticas de crédito .
Estratégia de mercado: uma empresa que deseja se inserir ou melhorar a participação dentro de uma determinada região poderá se utilizar das políticas de crédito para facilitar o acesso a compradores que, de outro modo, não teriam condições de adquirir seu produto. Exemplo: a extensão de prazo de pagamento para atrair consumidores de renda mais baixa .
:: Escoamento da produção: os estoques também possuem custos de manutenção que, somados aos riscos de perda do produto (por dano, furto, etc.), podem gerar uma carga elevada à empresa, a qual pode optar pela concessão de alternativas de crédito que facilitem a venda. Exemplo: liquidações de roupas no final das estações auxiliam bastante as lojas a liberarem espaço nos estoques para alocação das mercadorias novas.
:: Situação econômica-financeira: a situação em que a empresa se encontra financeiramente poderá determinar se as vendas e a condição de prazo favorecerá pelo incremento proporcionado às vendas, ou prejudicará a capacidade de pagamento da empresa.
5 C's Modelo para Concessão de Crédito
1- Caráter: hístórico que analisa se quem está solicitando o crédito cumpre com suas obrigações financeiras e de contrato.
2- Capacidade: verifica se quem solicita o crédito, poderá quitá-lo.
3- Capital:.díz respeito á solidez financeira do solicitante:
4- Colateral: refere-se ao montante de bens quê o solicitante coloca â disposição para garantia do crédito.
5- Condições: analisa as condições econômicas vigentes. a fim de prever e antever situações atípicas que possam afetar tanto o solicitante como o credor.
Fatores que contribuem para a inadimplência:
Fatores internos:
1- Dados de localização insuficientes:
- falta de endereço dos pais
- faltaderefefências pessoais ou comerciais;
- falta de pontod.e referência da residência do cliente;
- falta detelefOhe residencial ou profissional.
2. Aprovaçãoinsegu ra:
- não comprovação dedados;
- análise de m.á qualidade quanto aos riscos;
- limite de crédito extrapolado;
- créditosparaleJosem aberto;
- falta de comprovação da renda do cônjuge ou filhos;
- riscos causados por mercadoria supérflua;
- cliente com profissão indefinida ou instável.
3. Falta humana emobservaçào nos processos:
- não bservação de prazos da cobrança;
- fundonários despreparados para o exercícioda função no setor;
- serviços externos não preparados ou revisados na vespera;
- casos graves de atraso não focalizados como cobrança prioritária;
- funcionários sem habilidades para negociações.
4- A previsão diária de numerário não tem acompanhamento quanto aos objetivos a serem alcançados ou mantidos:
5- Falta de baixa nas prestações pagas.
6- Morosidade na assistência técnica.
7- Atraso na entrega de mercadorias.
Fatores externos:
1- cliente compra para terceiros (empresta o nome).
2- cliente vende a mercadoria para terceiros.
3- cliente transfere-se para outra cidade ou Estado.
4- supercarga de compromissos fínanceírós do cliente.
5- desemprego.
6- doença,
7- separação do casal.
8- vícios.