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Rotinas Financeiras
Políticas de Crédito e Cobrança
Crédito - Montante de recursos colocados à disposição de pessoas físicas e jurídicas, por bancos e empresas financeiras para aquisição de bens e serviços.

Nas empresas, a concessão de crédito é uma prática comum e benéfica, pois possibilita o aumento da produção, manutenção e renovação do estoque de mercadorias, o que facilita a comercialização.
As empresas em sua maioria, possuem linhas de crédito abertas para o consumidor, essas linhas de crédito são feitas mediante convênio da loja com financeiras e bancos. Grandes cadeias de lojas tem finaceira própria.
Algumas empresas abrem o crédito ao consumidor com recursos próprios e assumem todo o risco.






Benefícios Direto do Crédito
    :: Ajuda a viabilizar sonhos e projetos
    :: Possibilidade de apoio financeiro se necesssário
    :: Mais tranqüilidade nos empreendimentos
    :: Aproveitamento de oportunidades de negócio
    :: Maior capacidade de expansão das atividades


A venda a prazo possibilita ao cliente que ele tenha uma satisfação antecipada, pois efetua a compra sem dispor de dinhei ro, usufrui do produto e pode pagar depois. O que também é vantagem para a empresa, pois do contrário teria que esperar seu cliente final receber seus recursos para depois entregar o produto.
Um dos fatores que caracterizam a oferta de crédito aos clientes pelas empresas, com facilidade de pagamento nas compras realizadas, é a transferência das vantagens recebidas pelos fornecedores.

A seguir, alguns dos riscos inerentes à concessão de crédito nas vendas a prazo:
    :: despesas decorrentes da análise de crédito;
    :: despesas com cobrança e despesas judiciais das cobranças . (exemplo: protesto de títulos);
    :: perda do valor aquisitivo dos recursos a receber (decorrente da ação inflacionária do período);
    :: riscos de perdas com créditos incobráveis;
    :: gastos administrativos e com pessoal dos departamentos de crédito e cobrança.

Elaboração da política de crédito

Na elaboração de qualquer política de crédito é necessária a verificação de alguns fatores diretamente relacionados com a empresa e o nicho de mercado em que está inserida:
:: Tipo de produto: é necessário considerar o tipo de prod uto comercializado, seu custo ao consumidor, sua utilização e durabilidade, pois a venda de um computador exige uma condição de crédito diferente da venda de uma calculadora.
:: Tipo de cliente: o produto é comercializado direto ao seu consumidor final? É vendido para empresa ou para pessoa física? S ea empresa atende aos dois públicos, deve praticar a mesma política de crédito? A empresa vende ou presta serviços ao governo?
Cada um destes públicos possui capacidade de pagamento e direnciadas políticas de pagamento, e precisarão de avaliações distintas na determinação das políticas de crédito .
Estratégia de mercado: uma empresa que deseja se inserir ou melhorar a participação dentro de uma determinada  região poderá se utilizar das políticas de crédito para facilitar o acesso a compradores que, de outro modo, não teriam  condições  de adquirir seu produto. Exemplo: a extensão de prazo de pagamento para atrair consumidores de renda  mais baixa .
:: Escoamento da produção: os estoques também possuem custos de manutenção que, somados aos riscos de perda do produto (por dano, furto, etc.), podem gerar uma carga elevada à empresa, a qual pode optar pela concessão de alternativas de crédito que facilitem a venda. Exemplo: liquidações de roupas no final das estações auxiliam bastante as lojas a liberarem espaço nos estoques para alocação das mercadorias novas.
:: Situação econômica-financeira: a situação em que a empresa se encontra financeiramente poderá determinar se as vendas e a condição de prazo favorecerá pelo incremento proporcionado às vendas, ou prejudicará a capacidade de pagamento da empresa.

5 C's Modelo para Concessão de Crédito

1- Caráter: hístórico que analisa se quem está solicitando o crédito cumpre com suas obrigações financeiras e de contrato.
2- Capacidade: verifica se quem solicita o crédito, poderá quitá-lo.
3- Capital:.díz respeito á solidez financeira do solicitante:
4- Colateral: refere-se ao montante de bens quê o solicitante coloca â disposição para garantia do crédito.
5- Condições: analisa as condições econômicas vigentes. a fim de prever e antever situações atípicas que possam afetar tanto o solicitante como o credor.

Fatores que contribuem para a inadimplência:

Fatores internos:

1- Dados de localização insuficientes:

2. Aprovaçãoinsegu ra:

3. Falta humana emobservaçào nos processos:

4- A previsão diária de numerário não tem acompanhamento quanto aos objetivos a serem  alcançados ou mantidos:

5- Falta de baixa nas prestações pagas.

6- Morosidade na assistência técnica.

7- Atraso na entrega de mercadorias.

Fatores externos:

1- cliente compra para terceiros (empresta o nome).

2- cliente vende a mercadoria para terceiros.

3- cliente transfere-se para outra cidade ou Estado.

4- supercarga de compromissos fínanceírós do cliente.

5- desemprego.

6- doença,

7- separação do casal.

8- vícios.
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