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Técnicas Administrativas
Direção

De uma maneira geral, dirigir significa coordenar, liderar e estimular os integrantes de uma organização de modo a transformar planejamentos em resultados. Quem dirige tem, entre outras atribuições, a de fazer a ponte entre a instituição e seus funcionários.

A direção também é encarregada de desenvolver estratégias, aplicar recursos para que o trabalho corra bem, verificar as ações que estão sendo feitas e solucionar problemas. Isso significa desenvolver algumas das seguintes atividades:

• Emitir ordens, instruções e comunicados. Esse processo depende de uma boa comunicação, para que as instruções sejam entendidas. Pode-se comunicar algo por escrito (memorando, relatório, circular etc.) , por contato pessoal (em reuniões, palestras ou conversas individuaisou em grupo) ou por tecnologia (e-mail,telefone, vídeo ou teleconferência) .
• Supervisionar e avaliar,para verificar como e em que condições o trabalho está sendo feito. É uma tarefa muito importante, pois permite propor correções de rumo e aperfeiçoamento de processos de trabalho e administração.
• Estimular os funcionários para que atuem com eficiência. Isso pode acontecer por meio da criação de incentivos, benefícios e de um plano de carreira definido na empresa.

Chefia

É sempre bom não confundir direção com chefia. Em termos técnicos, dirigir significa exercer autoridade, comando, administração ou superintendência sobre determinada organização ou atividade. A chefia, por sua vez,tem a ver com um cargo que envolve responsabilidades com relação ao trabalho de seus subordinados. De maneira geral, o chefe é um gerente que deve tomar ou negociar as decisões com a equipe, prover boas condições de trabalho e buscar resultados. Um bom chefe cria condições para que todos participem e tenham sua atuação valorizada. Isso implica ainda ter bom senso suficiente para aproximar pontos de vista diferentes e para resolver conflitos.

No exercício da chefia, às vezes é preciso delegar poderes a um subordinado. Nesse caso, a situação deve ser bem discutida, para evitar dualidade de comando, que traz prejuízos à organização. Todos devem saber que o chefe está delegando poderes a um subordinado, mas continua responsável pelas ações que esse subordinado realizar no exercício das funções delegadas.

Com relação às características de sua atuação, espera-se que o chefe possua:

CELSO FREDERICO LAGO
Informática e Administração