1- Menu Formatar > Parágrafos > Guia Recuos e espaçamentos > Especial > Primeira Linha > OK
Negritar o título
Aleijadinho (c.1730 - 1814)
Filho bastardo de um arquiteto português com uma escrava, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, nasceu em Vila Rica, atual Ouro Preto, por volta de 1730. Acompanhando de perto os dons do pai e do tio, dedicou-se desde cedo ao desenho, à escultura e ao entalhamento. Mas a época e o local em que vivia também foram fatores importantes para o deslanche da sua carreira. O ciclo do ouro permitiu o aparecimento do Barroco mineiro, e Vila Rica era o centro das principais negociações do metal.
2- Menu Formatar > Parágrafos > Guia Recuos e espaçamentos > Recuo Esquerda > 4 > Direita > 4 > OK
Justificar o Texto:
Geral > Alinhamento > Justificado
Com o desenvolvimento econômico, inúmeras igrejas e conventos eram construídos e, como carpinteiro, Aleijadinho concorria com o próprio pai. Construiu a capela de Assis da Penitência em sua cidade e muitas outras espalhadas por Minas Gerais. No entanto, mais do que um construtor, Aleijadinho era um escultor. Suas obras marcadas principalmente por rostos emagrecidos, contrastando com corpos vigorosos e grandes pés e mãos, eram mais do que representações artísticas, demonstrando seu caráter cristão.
3- Menu Formatar > Parágrafos > Recuo Esquerda 4 > Especial > Deslocamento > 3 > OK
Perto dos cinqüenta anos, uma doença desconhecida consumiu seu corpo e deu origem a seu apelido. Invadido por grande amargura, mudou seu comportamento e se dedicou somente ao trabalho. Em 1796, começou a executar os passos e os profetas para Congonhas do Campo, somando 66 obras esculpidas em madeira e pedra sabão, constituindo o seu mais famoso trabalho.
Aleijadinho morreu em 1814 na mesma Vila Rica.