Word
© 2007 - Celso Lago
celsolago@mls.com.br
Utilizando a Barra de Formatação do Word

1-  Digite todo o  texto abaixo.
2- Selecione o trecho que será alterado
3- Utilizando a barra de formatação do word acesse os botões indicados nas figuras ao lado do texto e proceda as alterações.
Digitar  os textos abaixo e aplicar passos descritos. Não se esqueça de selecionar o parágrafo que será alterado.

1- Menu Formatar > Parágrafos > Guia Recuos e espaçamentos  >  Especial > Primeira Linha > OK
    Negritar o título 

Aleijadinho (c.1730 - 1814)

Filho bastardo de um arquiteto português com uma escrava, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, nasceu em Vila Rica, atual Ouro Preto, por volta de 1730. Acompanhando de perto os dons do pai e do tio, dedicou-se desde cedo ao desenho, à escultura e ao entalhamento. Mas a época e o local em que vivia também foram fatores importantes para o deslanche da sua carreira. O ciclo do ouro permitiu o aparecimento do Barroco mineiro, e Vila Rica era o centro das principais negociações do metal.

2- Menu Formatar > Parágrafos > Guia Recuos e espaçamentos > Recuo Esquerda > 4 > Direita > 4 > OK
   Justificar o Texto:
   Geral > Alinhamento > Justificado

Com o desenvolvimento econômico, inúmeras igrejas e conventos eram construídos e, como carpinteiro, Aleijadinho concorria com o próprio pai. Construiu a capela de Assis da Penitência em sua cidade e muitas outras espalhadas por Minas Gerais. No entanto, mais do que um construtor, Aleijadinho era um escultor. Suas obras marcadas principalmente por rostos emagrecidos, contrastando com corpos vigorosos e grandes pés e mãos, eram mais do que representações artísticas, demonstrando seu caráter cristão.

3- Menu Formatar > Parágrafos > Recuo Esquerda 4 > Especial > Deslocamento > 3 > OK

Perto dos cinqüenta anos, uma doença desconhecida consumiu seu corpo e deu origem a seu apelido. Invadido por grande amargura, mudou seu comportamento e se dedicou somente ao trabalho. Em 1796, começou a executar os passos e os profetas para Congonhas do Campo, somando 66 obras esculpidas em madeira e pedra sabão, constituindo o seu mais famoso trabalho.

Aleijadinho morreu em 1814 na mesma Vila Rica.


Formatando Parágrafos
Inserindo Símbolos

Reproduza o texto abaixo e insira símbolos, seguindo os passos:
1- Coloque o cursor onde o símbolo será inserido;
2- Clique no Menu Inserir > Símbolo;
3- Escolha a Fonte Webdings;
4- Escolha o Símbolo e tecle Inserir;
5- Selecione o símbolo;
6- Aumente o tamanho da fonte.

* Dom João VI (1767 - 1826)





* Príncipe regente de Portugal entre 1799 e 1816, aclamado rei de Portugal, Brasil e Algarves a 8 de fevereiro de 1818, nasceu em Lisboa a 13 de maio de 1767. Era o segundo filho da rainha D. Maria I (1734-1816) e de D. Pedro III (1717-1786). Aos 18 anos, casou-se com D. Carlota Joaquina, princesa da Espanha. Quando sua mãe foi considerada louca em fevereiro de 1792, D. João ficou encarregado da direção dos negócios monárquicos. No entanto, foi declarado oficialmente regente apenas em 1799.

A regência do príncipe português foi contemporânea do Império de Napoleão Bonaparte, quando a França travou longa guerra contra a Inglaterra. O reino de Portugal, antigo aliado inglês, mas situado a um passo da Espanha dominada por Napoleão, encontrava-se em situação delicada. Tentando manter Portugal à margem do conflito, a política de D. João fracassou em 1807, momento em que Napoleão mandou invadir o reino português. O príncipe regente reuniu a Corte e partiu numa frota rumo ao Brasil, aportando na Bahia, onde tomou uma de suas mais importantes medidas: pela Carta Régia de 28 de janeiro de 1808 declarou abertos os portos brasileiros a todas as nações amigas, acabando com o monopólio comercial português. *

Transformando Texto em Colunas

Digitar  os textos abaixo e aplicar os seguintes passos
Dom Pedro I (1798 - 1834)

1- Selecionar a Letra F > Menu Formatar > Capitular > Capitular > OK

Filho de Dom João VI com D. Carlota Joaquina, D. Pedro I nasceu em 12 de outubro de 1798, em Queluz, Portugal, e chegou ao Brasil em 1808 junto com a corte portuguesa. Com a volta de seu pai para Portugal em 1821, foi nomeado príncipe regente do Brasil e com o tempo desencadeou o processo de independência.

2- Selecionar o parágrafo.
Menu  Formatar > Colunas > Três > Marcar  “Linha entre colunas” > OK

Em janeiro de 1822, recusando-se a obedecer as ordens de voltar à Portugal ele resolveu permanecer no Brasil, data que ficou conhecida como o Dia do Fico. Uma semana depois, Dom Pedro começou a fazer mudanças políticas e nomeou José Bonifácio ministro do Reino e Estrangeiros. Finalmente, na volta de uma viagem à São Paulo, D. Pedro I proclamou a independência, no dia 7 de setembro de 1822, cortando os laços existentes entre Brasil e Portugal. No entanto, em Portugal e dentro do próprio Brasil, a Independência encontrou oposição e diversas lutas foram travadas para que esta fosse reconhecida. Em outubro, Dom Pedro foi aclamado Imperador do Brasil, governando por quase nove anos.

3- Selecionar o parágrafo. Menu  Formatar > Colunas > Duas > OK

Devido à necessidade de organizar o Brasil politicamente, Dom Pedro I convocou a Assembléia Constituinte. Sérios desentendimentos entre o imperador e a assembléia levaram à dissolução da mesma e, em 1824, formou um Conselho de Estado presidido por ele mesmo, que desenvolveu a primeira Constituição do país. Com o tempo, Dom Pedro I começou a perder seu prestígio diante de um governo que não mais agradava aos interesses provinciais e com a Confederação do Equador se tornou impossível a sua permanência no poder. Em 1827, o Brasil perdeu a Cisplatina numa guerra contra as Províncias Unidas do Rio Prata e quatro anos depois terminou o Primeiro Reinado. Em 1831 o imperador abdicou em favor de seu filho e voltou para Portugal, onde morreu em 24 de setembro de 1834, na mesma cidade onde nascera.



Bordas e Sombreamentos

Menu a ser utilizado é o Menu Formatar > Bordas e Sombreamento

Não se esqueça de selecionar o texto que será alterado.

Digitar  os textos abaixo e aplicar os passos indicados.
Aplicar Borda ao texto. Siga os passos abaixo:
1 - Menu Formatar > Bordas e Sombreamento > Guia Borda > Caixa > Estilo >Aplicar  a:Texto

Aplicar Borda  ao parágrafo e Sombreamento ao texto. Siga os passos abaixo:
1 - Menu Formatar > Bordas e Sombreamento > Guia Borda > Caixa > Estilo > Aplicar a:Parágrafo
2 - Menu Formatar > Bordas e Sombreamento > Guia Sombreamento > Escolher cor > Aplicar a:Texto

Aplicar Borda  ao parágrafo e Sombreamento  ao parágrafo. Siga os passos abaixo:
1- Menu Formatar > Bordas e sombreamento > Guia Borda > Caixa > Estilo > Aplicar a: Parágrafo
2 - Menu Formatar > Bordas e sombreamento > Guia Sombreamento > Escolher cor > Aplicar a: Parágrafo

Não esqueça de selecionar o texto para aplicar as formatações.
Dicas úteis para falar corretamente ao telefone
As empresas fazem de tudo para se modernizar e usam todas as tecnologias disponíveis para oferecer um bom atendimento ao cliente. Isso, sem dúvida nenhuma, é de grande valia. O problema é que colocam tudo a perder quando o atendimento telefônico é falho, ineficiente e ruim.
Quantas vezes você pesquisou uma empresa na Internet, viu o site, ficou maravilhado com tudo o que a empresa oferece ao cliente e, quando precisou de um contato telefônico, veio a decepção: atendimento péssimo e sem receber o retorno de seu questionamento que tanto aguardava.

O telefone ainda é um instrumento de vendas e de networking muito importante, por isso é necessário levar em conta alguns fatores quando precisar falar com um cliente ou mesmo para encantá-lo. Não se esqueça também da qualidade do atendimento que dá às ligações internas, que também compromete a comunicação e a agilidade no andamento dos negócios de sua empresa.
Dicas:

próximo
CELSO FREDERICO LAGO
Informática e Administração